Enegia vital

Enegia vital
Enquanto a energia da Terra se sutiliza, nos também devemos voltar à Luz...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Calatonia, para acalmar mente e corpo


Depois de ler os textos que coloquei no blog, uma amiga me chamou a atenção quanto à ausência de uma técnica com a qual eu já a havia atendido: a Calatonia. Depois de lhe explicar que assinalei as terapias que posso aplicar a distância – o motivo principal da existência do blog é justamente esse -, decidi escrever um artigo para divulgar também a Calatonia, que utilizo há uns dois anos, com resultados bastante positivos para as pessoas que receberam sua aplicação.
A palavra Calatonia vem do grego khalaó e significa relaxamento, afastar-se do estado de ira, abrir uma porta, deixar ir. É uma técnica de relaxamento profundo que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico do paciente. Essencialmente falando, essa terapia baseia sua atuação na “sensibilidade tátil”, por meio da aplicação de estímulos suaves, em áreas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos.
A técnica foi criada por Pethó Sándor, médico húngaro que se radicou no Brasil desde 1949 (até seu falecimento, em 1992), aqui desenvolvendo trabalhos clínicos de pesquisa, iniciados quando ainda vivia na Europa na época do pós-guerra. Desde 1950, a Calatonia vem sendo utilizada em nosso país por diversos profissionais, especialmente nas áreas de Saúde e Educação. Psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, massoterapeutas, fonoaudiólogos, educadores, entre outros, têm usado essa técnica em consultórios, hospitais, pré-escolas, centros de saúde mental etc.
O procedimento básico da Calatonia consiste em uma série de nove toques que o terapeuta realiza na área dos pés: em cada um dos artelhos; em dois pontos da sola dos pés; calcanhares; tornozelos; além de mais um toque nas pernas, no início da panturrilha. Pode ser acrescido do décimo toque, conhecido como Calatonia da cabeça, aplicado na nuca. Esses toques são feitos em silêncio, de forma simples e suave, durante 2 a 3 minutos em cada um dos pontos citados.
Em princípio, qualquer pessoa poderá beneficiar-se da Calatonia para obtenção de um relaxamento profundo. Porém, tal trabalho deverá ser sempre acompanhado por um profissional habilitado, capaz de avaliar e elaborar as reações à técnica, bem como as possíveis contra-indicações à aplicação do método.
Embora a utilização da Calatonia não vise resultados específicos – uma vez que a reorganização psicofísica é global, e cada organismo reage à sua própria maneira individual e única –, esta técnica atua sobre uma variada gama de queixas diante das quais se tem observado resultados bastante positivos. Estes foram obtidos em relação a tensão muscular, estresse, enxaquecas, asma, obesidade, alergias, distúrbios glandulares, dores generalizadas, distúrbios de ordem psicossomática etc.

Para mais informações, envie e-mail para nefurquim@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário